Personagens de Foz: O Tarzan das Cataratas do Iguaçu

por | 7/10/2021

Um dos personagens de Foz que foi muito importante para o turismo da cidade, e considerado um dos primeiros guias de turismo de Foz, foi o Sr. Franz Kohlenberger, o Tarzan das Cataratas do Iguaçu. Além de ter criado o passeio do Macuco Safari, fundado o restaurante Porto Canoas, ter sido um dos “Pais da passarela” das Cataratas do Iguaçu, também viveu um intenso caso de amor com a natureza.

Franz nas Cataratas do Iguaçu
Franz Kohlenberger nas Cataratas do Iguaçu

Na Áustria, aprendeu o ofício da hotelaria, onde trabalhou por muitos anos no respeitado “Hotel Wiesler”. Ele sonhava viver perto das montanhas e corredeiras da sua terra natal. Mas, eram tempos difíceis: o auge da Segunda Guerra Mundial.

Chegou ao Brasil em 1946, e decidiu conhecer o novo point turístico que começava a bombar no oeste do Paraná, com um pacote de viagem típico da época: Trecho Aéreo pela “Real Linhas Aéreas” via Aeroporto do Gresfi, com duas noites no Hotel Cassino (hoje o Senac) e “transfer” de charrete até às Cataratas.

Leia também: Santos Dumont – O hóspede do quarto 02

Ele ficou maravilhado com força e a beleza das quedas do rio Iguaçu, mas o seu maior encanto foi com o exuberante Hotel das Cataratas. Pensou: “É aqui que vou trabalhar”. Com a ajuda da irmã (ainda não era fluente em português), escreveu uma carta para o hotel, em fase final de construção, contando as suas experiências e qualificações profissionais. E deu certo!

Franz escalando as pedras das Cataratas
Franz Kohlenberger escalando pedras nas Cataratas do Iguaçu

Primeiro funcionário do hotel

O Sr. Franz foi o primeiro funcionário do Hotel das Cataratas. Como “barman” agradava aos hóspedes com o seu charme e ótimos drinques. Começou levar os turistas para passeios a barco de graça, por puro e simples amor a natureza. E também inventou um passeio de charrete, que fez até com o Rei da Bélgica. Criou uma técnica exclusiva de pescaria nas cachoeiras, além das suas famosas escaladas que lhe renderam o apelido de “O Tarzan das Cataratas”.

Dedicado e caprichoso, o Sr. Franz chegou ao topo rapidamente. Foi promovido a gerente do Hotel das Cataratas, e com o apoio essencial da esposa, Sra. Deise Kohlenberger, fizeram uma gestão impecável.

Desenvolveram um novo método de limpeza dos quartos, modernizaram o tratamento de efluentes e aumentaram consideravelmente a satisfação dos funcionários do hotel. Entre outras realizações. Em 1977, resolveu abrir o seu próprio negócio em parceria com o amigo Sr. Marcos Beato, a lendária “Cabeça de Boi”, uma das melhores churrascarias do Brasil de todos os tempos.

Árvore nas Cataratas do Iguaçu
Goiabeira plantada por Franz dentro do Parque Nacional do Iguaçu

Notem que assim são os pioneiros. Como águas que descem as Cataratas, abrindo o caminho em direção a seus sonhos! E o Sr. Franz realizou todos, brilhantemente.

(Baseado no livro “O Homem das Cataratas” de Analice Kohlenberger e Ezidio Oro Jr.)

Por: Marcos Kidricki Iwamoto

Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu • Anfitriã de Foz do Iguaçu

Faça download do checklist:
O que trazer na mala

eu AMO viajar e estou sempre visitando novos destinos. Depois de tantos passeios, aprendi que montar minha mala do jeito certo é essencial para o sucesso da minha viagem.

Este guia é baseado em Foz do Iguaçu, para que você venha visitar a minha cidade com tudo que você precisa para aproveitar ao máximo! Deixe seus dados abaixo para fazer download do material e boa viagem!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Navegue por tags:

Posts recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saltos del Monday - Foz do Iguaçu

Giovanna Salvatti
Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu
Relações Públicas • Gastronomia • Luxury management

Publicidade

Meus parceiros

Share This
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin