O Tarzan das Cataratas

por | 21/11/2021

Considerado um dos primeiros guia de turismo da nossa cidade, o Sr. “Franz Kohlenberger” é um dos meus pioneiros favoritos.

Não só por ter criado o passeio do Macuco, ou fundado o Porto Canoas, ou ser um dos “Pais da passarela” das Cataratas do Iguaçu.

Mas por ter vivido um intenso caso de amor com a natureza🔝❤️

Na Áustria, aprendeu o ofício da hotelaria, onde trabalhou por muitos anos no respeitado “Hotel Wiesler”, e sonhava viver perto das montanhas e corredeiras da sua terra natal.

Mas, eram tempos difíceis, o auge da Segunda Guerra Mundial…

Chegou ao Brasil em 1946, e decidiu conhecer o novo point turístico que começava a bombar no oeste do Paraná, com um pacote de viagem típico da época:

➡️ Trecho Aéreo pela “Real Linhas Aéreas” via Aeroporto do Gresfi, com duas noites no Hotel Cassino (hoje o Senac) e “transfer” de charrete até às Cataratas.

Ele ficou maravilhado com força e a beleza das quedas do rio Iguaçu, mas o seu maior “crush” foi com o exuberante Hotel das Cataratas.

Pensou: “É aqui que vou trabalhar…”

Com a ajuda da irmã (ainda não era fluente em português), escreveu uma carta para o Hotel, em fase final de construção, contando as suas experiências e qualificações profissionais.

E deu certo!

O Sr. Franz foi o primeiro funcionário do Hotel das Cataratas 👏👏👏

Como “barman”, agradava aos hóspedes com o seu charme e ótimos drinques. Começou levar os turistas para passeios a barco de graça, por puro e simples amor a natureza.

E também inventou um rolê de charrete, que passeou até com o Rei da Bélgica…

Criou uma técnica exclusiva de pescaria nas cachoeiras, além das suas famosas escaladas que lhe renderam o apelido de “O Tarzan das Cataratas”.

Dedicado e caprichoso (um virginiano típico), o Sr. Franz chegou ao topo rapidamente…

É promovido a Gerente do Hotel das Cataratas, e com o apoio essencial da esposa, Sra. Deise Kohlenberger, fazem uma gestão impecável.

Desenvolveram um novo método de limpeza dos quartos, modernizaram o tratamento de efluentes e aumentaram consideravelmente a satisfação dos funcionários do hotel.

Entre outras realizações…

Em 1977, resolveu abrir o seu próprio negócio em parceria com o amigo Sr. Marcos Beato, a lendária “Cabeça de Boi”, uma das melhores churrascarias do Brasil de todos os tempos.

Notem que assim são os pioneiros 👇

Como águas que descem as Cataratas, abrindo o caminho em direção a seus SONHOS!!

E o Sr. Franz realizou todos, brilhantemente 🙏

(Baseado no livro “O Homem das Cataratas” de Analice Kohlenberger e Ezidio Oro Jr.)

Marcos mora em Foz do Iguaçu e é um explorador apaixonado da cidade. Concedeu seus textos para serem compartilhados aqui no meu blog

Faça download do checklist:
O que trazer na mala

eu AMO viajar e estou sempre visitando novos destinos. Depois de tantos passeios, aprendi que montar minha mala do jeito certo é essencial para o sucesso da minha viagem.

Este guia é baseado em Foz do Iguaçu, para que você venha visitar a minha cidade com tudo que você precisa para aproveitar ao máximo! Deixe seus dados abaixo para fazer download do material e boa viagem!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Navegue por tags:

Posts recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saltos del Monday - Foz do Iguaçu

Giovanna Salvatti
Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu
Relações Públicas • Gastronomia • Luxury management

Publicidade

Meus parceiros

Share This
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin