O PRIMEIRO LIBANÊS NA FRONTEIRA

por | 10/11/2021

Há séculos, imigrantes cruzam o oceano com suas malas repletas de coragem em construir um futuro melhor para seus filhos 💪

Foi assim com o “Sr. Youssef Nissr”…

Nascido em Baaloul no Líbano, chegou ao país em janeiro de 1952, após uma longa viagem a bordo de um navio a vapor 🚢 🇧🇷

Logo que chegou, seguiu seus instintos até o “Bom Retiro” em São Paulo, atrás de produtos de boa qualidade para revender no interior.

Lá conheceu o Sr. Elias Mansur, um lojista que financiou parte das mercadorias com base na confiança, o famoso “fio do bigode”.

Então, partiu rumo ao oeste paranaense, com as malas carregadas de sonhos…

Em Marechal Candido Rondon, ficou amigo de um caminhoneiro que o convidou a conhecer a misteriosa (e selvagem) tríplice fronteira 🙌

E se apaixonou por Foz do Iguaçu!!

Viveu durante quatro anos no Hotel Lamarque, dividiu o quarto com o saudoso Sr. Aguinello Haus, um amigo que levou para a vida.

Porém, a sua rotina não era para amadores…

Acordava às cinco da manhã, tomava o café e partia mascatear suas mercadorias pelas ruas quentes e empoeiradas da nossa cidade.

Como ainda não dominava bem o português, escrevia dentro da mala palavras úteis como “bom dia”, “muito bonita” e “obrigado”.

Com muito suor, as vendas foram crescendo até que juntou um pequeno capital…

Em 1953, abriu a “Casa Líbano” na esquina da Av. Brasil com a Rua Jorge Sanways, vendiam roupas, relógios, bijuterias, perfumes, etc.

Depois veio a “Exportadora Líbano”, com várias representações exclusivas como a Alpargatas, Votorantim, Souza Cruz, Colgate Palmolive, etc.

E os negócios bombaram de vez 🚀

Construiu o “Hotel Glória” na parte de cima da exportadora, e em seguida adquiriu o “Hotel Real” da família Rainho, no final dos anos 60.

Em 1970, inaugurou o “Príncipe Hotel”, o único da Av. Brasil com piscina à época…

Apesar de toda a bonança, o Sr. Youssef nunca perdeu a humildade e discrição, gostava de ler seus livros e ouvir o rádio de pilha.

Teve uma contribuição fundamental ao plantar por aqui as sementes de uma cultura baseada em muito trabalho, dignidade e fé 🕌 🇱🇧

Não é a toa que ajudou na construção do Lar dos Velhinhos, da Mesquita, do Clube Árabe…

Um homem admirável, que garantiu um futuro melhor não apenas para os seus filhos, mas para muitas outras famílias iguaçuenses 👏
Obrigado, Sr. Youssef Nissr 🙏

Marcos mora em Foz do Iguaçu e é um explorador apaixonado da cidade. Concedeu seus textos para serem compartilhados aqui no meu blog

Faça download do checklist:
O que trazer na mala

eu AMO viajar e estou sempre visitando novos destinos. Depois de tantos passeios, aprendi que montar minha mala do jeito certo é essencial para o sucesso da minha viagem.

Este guia é baseado em Foz do Iguaçu, para que você venha visitar a minha cidade com tudo que você precisa para aproveitar ao máximo! Deixe seus dados abaixo para fazer download do material e boa viagem!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Navegue por tags:

Posts recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saltos del Monday - Foz do Iguaçu

Giovanna Salvatti
Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu
Relações Públicas • Gastronomia • Luxury management

Publicidade

Meus parceiros

Share This
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin