“O Poderoso Chefão”

por | 20/11/2021

No cinema, as regiões de fronteira sempre tem um personagem muito poderoso, reconhecido por sua influência e, não raro, benevolência.

Na vida real, quem fazia esse papel por aqui nos anos 70 e 80 era o Sr. Laurindo Ortega…

Dono da primeira agência de turismo do país com registro na Embratur, do primeiro elevador da cidade, do primeiro hotel com telefone e ar condicionado, som ambiente, entre outros.

Chegou a ter mais de 150 imóveis, além da maior frota de turismo da história do estado…

Até 1959, o filho de “Don Eulálio” morava na madeireira do pai no Paraguai, de onde vinha curtir as baladas na Rua do Lamarque (hoje Santos Dumont), o “point” da cidade a época.

Eram oito horas de viagem em cima do cavalo (chamado melado) mas valia a pena, disse…

Ele parava na frente do bar, dava milho para o cavalo, vestia a jaqueta camurça comprada na Argentina, passava a loção de barba importada e só voltava para casa no final do domingo.

Até que o cupido flechou o seu coração 💘

Conheceu a Sra. Anna Ortega e veio morar em Foz do Iguaçu, para nunca mais sair. Arrumou emprego na “Madeireira Amambay”, do Sr. Írio Manganelli (onde hoje é o Marco das Três Fronteiras) e começou a economizar MUITO.

Fechou a carteira…

Economizou tanto que em cinco anos juntou o suficiente para comprar três casas pequenas, que ficavam na frente do “Hotel Rafain Centro”, onde hoje existe uma Farmácia Nissei.

Morava em uma dessas três casas, e resolveu alugar as outras duas…

Foi então que percebeu que se continuasse a economizar, poderia se manter somente com os alugueis das outras casas, e decidiu arriscar em ser o seu próprio patrão.

Pediu demissão ao Sr. Manganelli, pegou o seu “acerto” e começou a comprar e vender um dos bens mais escassos a época na cidade:

As moedas estrangeiras 💵💶💷

Começou atendendo os turistas em um jipe de teto vermelho que, faça chuva ou faça sol, todo dia estava lá, das seis da manhã até às dez da noite, na frente do “Hotel Basso”.

Todos o conheciam, ele era O CARA…

Com os lucros do câmbio construiu o hotel mais bonito e moderno da região. Na mesma época iniciou a atuação na venda dos pacotes de turismo e passagens aéreas para todo país.

Os negócios, simplesmente, decolaram!

A sua empresa era a responsável por atender os presidentes, as príncesas e as rainhas…

Além das celebridades de Hollywood, como o “Roger Moore”, que veio gravar o filme 007 nas Cataratas do Iguaçu e ficaram amigos (foto).

O Sr. Ortega fez tanto sucesso nos negócios, que recebeu o codinome de “Tio Patinhas” da boca do povo, e conhecendo a sua trajetória é fácil entender o motivo.

Recebeu várias “comendas” especiais, como o da Presidência da República e do Instituto da Aviação, pelos serviços que prestou ao país e ao desenvolvimento econômico da região.

Coração de mãe, ajudou muitas pessoas (um típico canceriano), emitia passagens aéreas de graça para tratamentos de saúde, patrocinava e comprava tudo o que ofereciam, para ajudar.

Toda vez que “O Comendador” anda pelas ruas do centro, aparece alguém para lhe agradecer por algum favor que ele fez…

Para a minha sorte, dia desses tive a honra de tomar um café com o Sr. Laurindo Ortega ☕

Batemos um papo muito bem humorado, me contou tantos “causos” de Foz, que talvez leve anos para dividir todos eles com vocês.

Ah, também chegamos a conclusão de que ele deve ser o Corinthiano (fanático) mais antigo da cidade 🏴🏳️

(Fotos do acervo Ortega)

Marcos mora em Foz do Iguaçu e é um explorador apaixonado da cidade. Concedeu seus textos para serem compartilhados aqui no meu blog

Faça download do checklist:
O que trazer na mala

eu AMO viajar e estou sempre visitando novos destinos. Depois de tantos passeios, aprendi que montar minha mala do jeito certo é essencial para o sucesso da minha viagem.

Este guia é baseado em Foz do Iguaçu, para que você venha visitar a minha cidade com tudo que você precisa para aproveitar ao máximo! Deixe seus dados abaixo para fazer download do material e boa viagem!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Navegue por tags:

Posts recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saltos del Monday - Foz do Iguaçu

Giovanna Salvatti
Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu
Relações Públicas • Gastronomia • Luxury management

Publicidade

Meus parceiros

Share This
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin