Histórias de Foz: o Casarão da Dumond

por | 4/08/2021

Para quem vem visitar a cidade e até mesmo para moradores, conhecer as histórias de Foz do Iguaçu torna a experiência de turista e morador ainda mais completa.

Hoje vamos trazer a história de uma casa antiga de Foz: o casarão da Dumond, que atualmente é uma panificadora, onde qualquer pessoa pode conhecer. O local está localizado no centro da cidade.

Antigamente a rua Santos Dumont era a mais movimentada de Foz do Iguaçu. Era por ela que chegavam ônibus e caminhões carregados de madeira. Ela também era uma das poucas vias planas a ligar a Estrada Velha de Guarapuava e Av. das Cataratas ao Batalhão e, mais tarde, a Ponte da amizade.

Hoje o casarão se tornou uma panificadora
Hoje o Casarão se tornou uma panificadora

Leia também: Monalisa Paraguay – Curiosidades sobre sua história

Lugares que criaram histórias

Conhecida também como “Rua do Lamarque”, por causa do antigo hotel de madeira, haviam nela outros estabelecimentos importantes, como: a sorveteria do sr. João Rouver; o Armarinho do Sr. Aloys Otremba; em uma das esquinas do Bar do Juca; o depósito do Sr. Novicki, primeira revenda de bebidas da cidade (Brahma); a mercearia do Sr. Alfonso Otremba, onde funcionou a Cachaçaria Santos Dumont; a panificadora Bandeirantes, onde hoje está a Panificadora Dia a Dia.

Histórias de Foz
Imagem tirada na época em que ainda era uma casa

No que diz respeito aos prédios históricos da rua, foram todos praticamente extintos, com a exceção do Casarão da Panificadora Dia a Dia. Uma construção antiga, levantada em meados dos anos 30 à base de barro e tijolos maciços, coberta por tabuões gravetados de pinheiro.

Nos anos 70, o imóvel foi reformado, com toda a preocupação de se manter as características originais desta casa histórica da tríplice fronteira.

Imagens históricas de Foz
Imagens históricas

Para quem quer saber o endereço desse local é esse aqui: R. Santos Dumont, 838 – Centro.

Você conhece mais histórias de Foz do Iguaçu e quer compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários!

Por: Marcos Kidricki Iwamoto

Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu • Anfitriã de Foz do Iguaçu

Faça download do checklist:
O que trazer na mala

eu AMO viajar e estou sempre visitando novos destinos. Depois de tantos passeios, aprendi que montar minha mala do jeito certo é essencial para o sucesso da minha viagem.

Este guia é baseado em Foz do Iguaçu, para que você venha visitar a minha cidade com tudo que você precisa para aproveitar ao máximo! Deixe seus dados abaixo para fazer download do material e boa viagem!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Navegue por tags:

Posts recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saltos del Monday - Foz do Iguaçu

Giovanna Salvatti
Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu
Relações Públicas • Gastronomia • Luxury management

Publicidade

Meus parceiros

Share This
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin