Fui escalar com meus amigos em um lugar muito bonito que eu nunca tinha ido, aqui em Foz do Iguaçu, mas no final não consegui escalar pois é muito mais difícil do que se imagina! A escalada aconteceu na margem do rio Iguaçu, que forma as Cataratas do Iguaçu.
Fomos às 8h da manhã e voltamos às 12h, porém duração depende da turma que você for e dos lanchinhos que vai levar, leve na mochila uns petiscos e garanto que não vai querer voltar pra casa tão cedo.

Onde é e como chegar na escalada na margem do rio?
Na avenida das Cataratas, um pouco antes do hotel Canzi tem uma placa escrito Parque das Aves a 500m, vire a direita depois da placa (seta pro lado).
Para chegar no destino final, você vai precisar passar por uma área privada. Por isso, peça autorização para o Nico, proprietário do local. Você vai chegar no portão da casa do Nico. De “Oi” e seja simpático, peça com gentileza permissão para acessar. Contribua com 5 reais e agradeça.
Siga a trilha até onde conseguir e depois se prepare para passar embaixo da cachoeira do hotel Canzi, seguir uma trilha de mais 15 minutos e por fim chegar no destino final.
Esse é um passeio totalmente de contato com a natureza, você pode chegar às margens do Rio Iguaçu. Vá preparado e aproveite ao máximo essa experiência.
Informações importante para a escalada na margem do rio:
A escalada que eu fiz foi totalmente amadora, ou seja, de uma pessoa que é apreciadora de atividades físicas e radicais. Por isso, indico que, caso você queira uma atividade mais profissional, é necessário estar com todos os equipamentos de segurança e uma equipe especializada.
Agora, se você está procurando somente diversão, uma bela paisagem e contato com a natureza, faça da mesma forma que eu fiz.
Dicas:
- Vá com roupa de ginástica, sapato fechado: tênis ou sapato próprio para trekking.
- Leve caixinha de som, café, chá, água, bolo de banana, protetor solar, repelente e óculos de sol.
- Não esqueça de recolher o lixo depois.
Sobre o rio Iguaçu
O rio Iguaçu nasce do encontro do rio Iraí e do rio Atuba, na capital, Curitiba, e segue percorrendo todo o lado leste e oeste do estado, até se encontrar com o rio Paraná.
Uma das responsabilidades que esse rio ocupa, é o de formar uma das mais importantes bacias do Brasil. A Bacia do rio Iguaçu.
Ela abrange os estados do Paraná e Santa Catartina, além de áreas da província de Misiones. No estado do Paraná, ele cobre uma superfície de 57.329 km².
O rio Iguaçu é o mesmo rio das Cataratas do Iguaçu, e que a primeira pessoa a ver essa linda paisagem foi o conquistador espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, a batizando de “Cachoeiras de Santa Maria”, por volta de 1542.
Em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu foi criado, e em 1986 a UNESCO concedeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, e hoje abriga uma das 7 maravilhas da natureza, e um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.
As Cataratas na Argentina possuem 80% das quedas d’água, e assim como do lado brasileiro, atraem visitantes de todo o mundo.
0 comentários