A Usina do Rio São João

por | 22/11/2021

Um pequeno afluente do Rio Iguaçu, conhecido como Rio São João, durante muito tempo, foi o responsável pela força que movimentou nossa cidade ⚡⚡

Graças a ele, a Usina Hidrelétrica do São João iluminou a vida de toda uma geração, de forma robusta e confiável, até ser atingida por uma enchente em 1983.

Até então, nunca havia nos deixado na mão!

É uma obra do genial arquiteto Angelo Murgel, que também projetou o primeiro Aeroporto da cidade (Gresfi) e a antiga Sede do Pq. Nacional do Iguaçu, aquela que lembra o avião 14 bis.*

Como podemos ver, a estrutura principal ainda está boa, mas o estado de conservação como um todo vai de mal a pior…

Não parece irônico que, apesar de nós termos a maior hidrelétrica do mundo, não temos a capacidade de cuidar da nossa primeira usina?

Aparentemente, cabe ao município lutar pelo tombamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), mas nunca uma autoridade local se interessou pela ideia.

Será que não chegou a hora? 🤔

————-

*Inaugurada em 1942, a Usina do São João é considerada a primeira hidrelétrica do interior do Paraná, sendo totalmente construída com materiais do próprio Pq. Nacional do Iguaçu, o que a caracteriza como uma “obra vernacular”.

Marcos mora em Foz do Iguaçu e é um explorador apaixonado da cidade. Concedeu seus textos para serem compartilhados aqui no meu blog

Faça download do checklist:
O que trazer na mala

eu AMO viajar e estou sempre visitando novos destinos. Depois de tantos passeios, aprendi que montar minha mala do jeito certo é essencial para o sucesso da minha viagem.

Este guia é baseado em Foz do Iguaçu, para que você venha visitar a minha cidade com tudo que você precisa para aproveitar ao máximo! Deixe seus dados abaixo para fazer download do material e boa viagem!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Navegue por tags:

Posts recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saltos del Monday - Foz do Iguaçu

Giovanna Salvatti
Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu
Relações Públicas • Gastronomia • Luxury management

Publicidade

Meus parceiros

Share This
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin