25 fatos históricos sobre o BATALHÃO DE FOZ

por | 11/11/2021

Desde a fundação da Colônia Militar em 1889, a história da nossa cidade se confunde com a do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizada 🇧🇷

Com a missão de fazer valer as leis brasileiras, onde se falava a língua espanhola e a moeda era o “peso”, o Exército chegou na fronteira 💪

Vejamos alguns fatos históricos:

1. No dia 22 de novembro de 1889, é fundada a Colônia Militar do Iguaçu, pelo Tenente Batista e pelo Sargento José Maria de Brito.

2. Inicialmente, o Batalhão seria construído na região do Colégio Agrícola, mas a escassez de água os levou para as margens do rio Monjolo, onde permanecem até hoje.

3. Em 1908, é instalada uma linha telegráfica pelo General Bormann. Anos mais tarde, essa linha conduziria o Sr. Alberto Santos Dumont até Guarapuava, na “Cavalgada Patriótica”.

4. Em 1932, nas terras do Sr. Fulgêncio Pereira, foi construída a “1ª Companhia Independente de Fronteira”, um quartel com 125 soldados, liderados pelo Capitão Edgard Buxbaum.

5. No início, eles recebiam machados e foices, ao invés de armas, era tudo mato. Além disso, não possuíam caminhões, utilizavam carroças tracionadas por mulas.

6. Aliás, toda a semana as mulas seguiam em “récua” do quartel até uma represa que existia na Vila Yolanda, para se banharem por lá 🚿

7. Próximo à ponte do Rio Tamanduá, existe uma área que até hoje pertence ao Exército, onde criavam gado para alimentar a tropa.

8. O prédio principal foi concluído em 1942. A fachada no estilo neocolonial é simétrica, ao mesmo tempo clássica e moderna. Chama a atenção de quem passa pela avenida.

9. Em 1943, recebe o nome de “1º Batalhão de Fronteira”. Nessa época, eram os responsáveis pela segurança da cidade, um Jeep circulava a noite toda, mas haviam poucos crimes.

10. As festas juninas duravam três dias, com direito a fogueiras gigantes. E cada bairro da cidade tinha direito a colocar uma barraca na festa, sendo a renda revertida para caridade.

11. Existiam três associações distintas: O “Guairacá Esporte Clube”, o “Grêmio Olavo Bilac”, e a “Caixa Esportiva e Beneficente dos Graduados do 1° Batalhão de Fronteira”.

12. Em 1967, as três associações se uniram para fundar o “Grêmio Esportivo e Social de Foz do Iguaçu”, o querido clube GRESFI.

13. Essa época, o “Cine Star” bombava, era a balada do seu tempo. Às quartas e sábados, haviam sessões exclusiva para os militares, que desciam animados a Av. Brasil.

14. Nos anos 70, uma onça pintada morava no Batalhão. Ela era muito estimada por todos, só que ninguém lembra o seu nome 🐆

15. O Exército controlava o trânsito de veículos e pedestres na Ponte da Amizade, com missão de repressão ao contrabando para fora do país, especialmente do café.

16. Por muitos anos, a “Santa Casa Monsenhor Guilherme” de Foz do Iguaçu foi administrada pelos oficiais do Exército Brasileiro.

17. O quartel era verde claro. Mudou para a cor insólita “laranja e cinza”. Depois, para “branco e cinza”, até chegar ao verde musgo atual.

18. Antigamente, não haviam muros na frente do batalhão. Todos podiam ver o hasteamento da bandeira e participar dos atos cívicos.

19. Além disso, a pista de atletismo, a quadra de vôlei e o campo de futebol eram liberados para uso dos moradores da cidade.

20. Possuia uma colônia de férias, gincanas, e o programa “Soldado por um dia”. Ainda é local de concentração dos desfiles cívicos.

21. Em 1980, foi nomeado como “34° Batalhão de Infantaria Motorizado”. Com efetivo de 700 homens e mulheres, suas ações são cada vez mais importantes para a fronteira.

22. Em 1997, recebeu a denominação histórica de “Batalhão República do Paraguai”, sendo o objetivo homenagear nosso país vizinho.

23. Estima-se que 25 mil homens e mulheres já serviram no Batalhão de Foz, sempre muito bem integrados a comunidade iguaçuense.

24. Finalmente, em 2013 após receber viaturas tecnológicas da frota “GUARANI”, é designado “34° Batalhão de Infantaria Mecanizado”.

25. E hoje, 26 de fevereiro é uma data especial, onde celebramos o aniversário deste lendário Batalhão 👏👏🇧🇷
Parabéns, Sentinelas Avançadas do Brasil! 🪖

Marcos mora em Foz do Iguaçu e é um explorador apaixonado da cidade. Concedeu seus textos para serem compartilhados aqui no meu blog

Faça download do checklist:
O que trazer na mala

eu AMO viajar e estou sempre visitando novos destinos. Depois de tantos passeios, aprendi que montar minha mala do jeito certo é essencial para o sucesso da minha viagem.

Este guia é baseado em Foz do Iguaçu, para que você venha visitar a minha cidade com tudo que você precisa para aproveitar ao máximo! Deixe seus dados abaixo para fazer download do material e boa viagem!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Navegue por tags:

Posts recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saltos del Monday - Foz do Iguaçu

Giovanna Salvatti
Descubra o lado cool de Foz do Iguaçu
Relações Públicas • Gastronomia • Luxury management

Publicidade

Meus parceiros

Share This
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin